sexta-feira, 18 de abril de 2008

Eleições para sucessão da reitoria da UFSCar

Durante o primeiro semestre desse ano ocorrerá nos três campi da universidade a eleição para a sucessão da reitoria da UFSCar, e para tal evento é de extrema importância que docentes, discentes e funcionários estejam conscientes das implicações e conseqüências decorrentes da formação de um novo grupo gestor, bem como estarem engajados com a vida política universitária, pois esse é o principal mecanismo que detemos para transformar a universidade num espaço democrático.
Diante disso, convém informar que, provavelmente, duas chapas disputarão as futuras eleições, e que no período que antecede a votação, estarão apresentando suas propostas, daí a importância de todos estarem atentos aos discursos dirigidos pelas mesmas. Uma delas, por exemplo, realiza periodicamente reuniões para a construção de um plano gestor, de forma que todos os segmentos da universidade podem participar e dar sua contribuição. Para tanto, também se faz importante a participação de todos.
Assim, o tempo que antecede o pleito constitui-se um período propício e fértil à criação de propostas, sugestões e idéias para futuras ações e políticas dentro da universidade. É o momento no qual são consolidadas as frentes de direcionamento dos recursos universitários, portanto, cabe a todos nós não nos mantermos alienados ao processo eleitoral para que posteriormente possamos cobrar pelo que nos foi assegurado.

Fábio Ortolano é discente do curso de Turismo e participante do conselho pra sucessão da reitoria da Universidade Federal de São Carlos.